Projeto Rural Sustentável Abre Nova Inscrição.
O Projeto Rural Sustentável abriu no começo deste mês a segunda etapa para a inscrição no projeto, podendo fazer a inscrição os pequenos e médios produtores beneficiários ou elegíveis para crédito rural que tenham a propriedade regularizada no sistema ambiental e fundiária.
O programa foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).
O Projeto tem como objetivo aprimorar técnicas utilizadas no campo para a redução da emissão de carbono, apoiando o Plano ABC do Mapa conforme previsto no Projeto Rural Sustentável – BR-X1028, contribuindo para melhorar a renda do produtor rural, melhorando a gestão da terra e das florestas pelos agricultores, garantindo o desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) investiu 150 milhões para o treinamento de agentes de assistência técnica que auxiliam os produtores rurais na execução do projeto.
A primeira faze do projeto esta sendo executada em áreas da Amazônia e da Mata Atlântica em sete estados do Brasil. A segunda faze do projeto sera realizada nos biomas do Cerrado e Caatinga.
Ações do Projeto:
- Promover treinamento de Assistência Técnica nas tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo Projeto;
- Promover treinamento de produtores rurais através de palestras e dias de campo/ visita técnica em Unidades Demonstrativas;
- Selecionar e/ou implantar Unidades Demonstrativas (UD) em todos os municípios do Projeto;
- Apoiar os(as) produtores(as) rurais para obtenção de Crédito Rural em suas linhas tradicionais
através da disponibilização de assistência técnica habilitada e do incentivo financeiro para a implantação de Unidades Multiplicadoras (UM)
- Promover treinamento de produtores rurais através de palestras e dias de campo/ visita técnica em Unidades Demonstrativas
O representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán disse que “sucesso com esse programa permitiu chegar
a essa segunda fase, que vai permitir provar no campo novas tecnologias, que podem ser aplicadas não somente
em biomas brasileiros, mas também em outros lugares na América Latina”.
Para saber mais sobre o projeto e se inscrever, basta acessar http://www.ruralsustentavel.org
Fontes: http://www.ruralsustentavel.org
http://sfagro.uol.com.br